segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cinemão nacional


CINEMA COM CARA DE CINEMA

            Algumas pessoas ainda não aprenderam gostar do cinema nacional. Quando digo que gosto de filmes brasileiros é sempre a mesma resposta “Ah! Filme brasileiro tem muito palavrão e sexo”. Na verdade, a maioria das pessoas que tem essa opinião não vai a cinemas ver filmes brasileiros, elas tem um preconceito alimentado por algumas produções individualistas, sem fundo 


comercial ou experimentais demais . Mesmo sabendo disso, a minha resposta é sempre a mesma- Cinema é cinema e filme bom é filme bom. Não importa ser é feito no Brasil, EUA, Índia ou em qualquer outro lugar. O filme VERÔNICA é um bom exemplo disso que estou falando. Dirigido de forma magistral pelo diretor MAURICIO FÁRIAS, tem todos os ingredientes dos campeões de bilheteria, mas sem perder a brasilidade. Composto de um roteiro primoroso, uma excelente atuação de Andréa Beltrão e uma fotografia que se destaca por não localizar o espectador, deixando a imaginação trabalhar sendo uma atração a parte na película. Com imagens que passeiam por todo o Rio de janeiro, o espectador acaba em algum momento entrando na trama, por que se identifica com alguma imagem ou  locação do filme.
 Após a exibição no espaço do Ponto Cine, o diretor e o produtor falaram sobre a produção do filme: Verônica foi filmado em cinco semanas no ano de 2005. Ele disse que a temática social escolhida foi uma idéia trazida pelo roteirista Bernardo Guilherme em reuniões pré-produção, mas que o filme foi tomando forma a medida que as filmagens foram avançando. Mauricio disse que estava feliz com a boa repercussão filme, mas tinha idéia que o roteiro iria trazer para a mesa de discussões assuntos tão relevantes para a sociedade. A violência nas grandes cidades, a corrupção e a desestruturação da família brasileira permeiam a trajetória de personagens que vemos todos os dias, tais como: uma professora lutadora, uma criança vinda de um lar desfeito, policiais corruptos, heróis e heroínas. Em suma, VERÔNCA é um filmão, que nos prende na cadeira cenas de ação, nos diverte nas cenas de comédia e depois nos lança em um final surpreendente.



Valdemir Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário