terça-feira, 17 de julho de 2012

10 Passos para ganhar R$200 Reais por Dia com o seu Blog


Posted: 13 Jul 2012 09:13 AM PDT
Muitos são os blogueiros que trabalham arduamente e diariamente para conseguir bons rendimentos com os seus blogs, mas no capítulo da monetização falham tremendamente em atingir os objetivos desejados. Ao contrário do que possa parecer, ganhar dinheiro com blogs requer bastante trabalho. Engane-se aquele que pensa que é fácil conseguir bons rendimentos com um blog, de forma constante. A pensar nisso, resolvemos desenvolver este tutorial/guia que o poderá ajudar a trabalhar os 10 passos fundamentais para conseguir R$200 reais por dia com o seu blog, fruto do seu trabalho e disponibilidade para se empenhar na produção de conteúdos e não só. Um blog com bastante tráfego e que renda uma boa quantia diária, por norma, exige do seu autor bastante trabalho e dedicação, principalmente quando o objetivo é manter esse rendimento constante.
Ao longo destes 10 passos, procuramos dar-lhe o máximo de informação possível para que você possa colocar em prática os ensinamentos e a partir deles construir o seu caminho rumo aos R$200 reais por dia com o seu blog. No entanto, tal como qualquer outro objetivo, você vai necessitar de trabalhar forte e empenhar-se no cumprimento dos passos, caso contrário irá continuar a não conseguir monetizar eficientemente o seu blog. Tenha também em consideração que R$200 reais por dia, são sensivelmente R$6000 reais por mês, uma meta bem interessante para quem pretende complementar os seus ganhos, ou simplesmente viver tranquilamente do seu blog. Preparado?
ganhar dinheiro

PASSO Nº1: CONTEÚDO, CONTEÚDO, CONTEÚDO!

O primeiro passo para conseguir destaque com o seu blog, é sem dúvida por meio do conteúdo. É a partir do conteúdo de qualidade que você consegue tráfego orgânico para o seu blog, subscritores, leitores regulares, enfim, basicamente tudo. Um blog de bastante conteúdo e/ou sem conteúdo de grande qualidade, tende a não despertar a atenção dos usuários, pelo é fundamental trabalhar neste aspecto. Produza mais do que tem produzido, e acima de tudo com maior qualidade. Foque-se em desenvolver os seus artigos de uma forma mais meticulosa e pormenorizada. Não dê espaço aos seus leitores para ficarem com dúvidas. Esclareça-os com os seus artigos.
Caso o conteúdo que você esteja publicando não traga valor acrescentado ao usuário comum, você não vai atrair a atenção do usuário e também não vai conseguir colocar os seus conteúdos em boas posições nos resultados orgânicos dos buscadores. Quando for escrever um texto para o seu blog, pondere analisar os textos já existentes nos resultados orgânicos do Google, e perceber se aquilo que você está fazendo, traz realmente qualidade e valor acrescentado ao usuário. Para o ajudar nesta questão da produção de textos de qualidade, pondere ler os seguintes artigos da Escola Dinheiro:

PASSO Nº2: SEM UMA LISTA, VOCÊ ESTÁ CONDENADO AO FRACASSO

Já aqui referimos inúmeras vezes a importância de ter uma lista de contatos para realizar acções de email marketing e não só. No entanto, no que diz respeito a ganhar dinheiro com o seu blog, você tem forçosamente de trabalhar este aspecto, caso contrário o seu blog e você enquanto autor, estão condenados ao fracasso. Um blog é uma das ferramentas de marketing mais poderosas da internet, mas também uma das mais difíceis de manter, pelo trabalho que exige. A juntar a isso, construir uma lista de email marketing é algo que requer também muita dedicação, trabalho e empenho. Ter um blog com milhares e milhares de subscritores não é de longe uma tarefa fácil. No entanto, é possível.
Na verdade, para você atingir os R$200 reais por dia de rendimentos, você não precisa sequer de ter milhares e milhares de subscritores no seu funil de marketing. Basta ter poucos, mas trabalhá-los da melhor forma possível. Muitos subscritores nem sempre significa muitos compradores, pelo que é necessário fazer uma seleção criteriosa nesse aspecto, para atrair somente os usuários que realmente interessam e que poderão estar interessados naquilo que você faz. Para o ajudar nesta tarefa de construção da sua lista de contatos, e para não nos repetirmos, pondere ler os seguintes artigos:

PASSO Nº3: MONETIZAÇÃO DO TRÁFEGO

Depois de cumpridos os dois passos iniciais, ou seja, o desenvolvimento constante de conteúdo de qualidade para o seu blog, e também o trabalho ao nível da captação de subscritores para a sua lista de contatos, é altura de começar a monetizar o tráfego que o seu blog recebe. Embora numa fase inicial seja complicado você conseguir R$200 por dia só de programas de afiliados ou anúncios do Google, a verdade é que à medida que o seu blog for crescendo e você consiga trabalhar todos os aspectos relacionados à monetização dele, você acabará por conseguir excelentes resultados e até mesmo ultrapassar essa marca. No entanto, numa primeira fase, você deverá concentrar-se apenas em começar a rentabilizar o tráfego que o seu blog recebe, da melhor forma possível.
Existem muitas empresas de afiliados que você poderá começar a testar no seu blog. Candidate-se a alguma das campanhas disponíveis nestas empresas, e realize testes de monetização para avaliar a performance dos anúncios. Tome nota de algumas das empresas que poderá testar:
No capítulo da monetização, existem logicamente muitas estratégias e formas de conseguir rentabilizar eficientemente um blog. Nem todas as estratégias funcionam, nem todo o tipo de anúncios funciona, e nem todas as campanhas funcionam. É precisamente por isso que é necessário realizar testes constantes, para perceber o impacto dos anúncios junto do seu público, e conseguir afinar corretamente a sua máquina para que ela produza os resultados desejados. Para não nos voltarmos a repetir, pondere ler os seguintes artigos:

PASSO Nº4: CAMPANHAS DE EMAIL MARKETING

As campanhas de Email Marketing são outro dos aspectos que você poderá explorar no que diz respeito à monetização do seu blog. Se você já está a produzir conteúdo de qualidade e a angariar subscritores para a sua lista de contatos, você poderá começar a realizar ações de email marketing junto desses mesmos subscritores. Isto significa utilizar algumas das empresas de afiliados acima mencionadas, procurar por campanhas atrativas, e usar os kits HTML de email marketing que as próprias empresas fornecem. Isso vai-lhe permitir enviar aos seus subscritores campanhas personalizadas e de alto impacto, que são testadas para convertem o máximo possível.
A juntar a isso, você poderá também realizar alguns testes com envios de email personalizados e em texto simples, ou seja, escrever diretamente um email para os seus subscritores, com alguns links recomendados para eles, e aproveitar para converter mais eficientemente determinadas campanhas que não estejam dando resultado. Por norma os emails de texto convertem melhor, por serem mais pessoais. Faça testes à medida que a sua lista de contatos for aumentando exponencialmente. Utilize algumas das dicas e estratégias mencionadas em cima no Passo Nº 2.

PASSO Nº5: OUÇA OS SEUS LEITORES

Muitos blogueiros têm a mania de realizarem determinados tipos de ações, sem na verdade perceberem concretamente porque o estão fazendo ou qual a melhor forma de o fazer. E na verdade, a melhor forma de você dar aos seus leitores aquilo que eles realmente precisam, é ouvindo-os. Faça perguntas aos seus leitores por meio do seu blog e dos seus perfis nas mídias sociais. Leia os comentários que os seus leitores deixam no seu blog, os emails que você recebe, as mensagens que eles deixam em fórums de discussão, etc. Quanto mais você se preocupar em ouvir os outros, mais facilmente você saberá que tipo de produtos ou campanhas eles estão realmente procurando.
Quando o objetivo passa pelo desenvolvimento de um produto próprio, por exemplo, não existe nada mais fiável do que saber concretamente quais as grandes dúvidas dos seus leitores. Ao saber quais os seus problemas, você poderá facilmente criar uma solução para eles, por meio de um Ebook, de um curso digital, ou de um outro produto qualquer, e colmatar essa necessidade, gerando mais vendas. Crie um espaço onde os seus leitores possam realizar perguntas e acompanhar o seu trabalho. Dessa forma você saberá concretamente que está no caminho certo para encaixar um bom fluxo de dinheiro.
Ebook Exercícios para blogueiros

PASSO Nº6: DESENVOLVA UM MINI-PRODUTO (MESMO!)

ebook exercícios para blogueirosJá aqui falámos várias vezes da importância de desenvolver um produto, especialmente no nosso artigo sobre Ganhar Dinheiro com blog – Qual o segredo?. Nele explicamos a importância de desenvolver um produto próprio. No entanto e neste caso, você poderá começar por desenvolver um mini-produto, ou seja, um produto menos complexo e que seja mais acessível também. Isto porque criar um produto próprio é algo que dá imenso trabalho! Não se assuste, mas criar conteúdo gratuitamente para o seu blog é bem diferente de desenvolver um produto de raíz. Ainda assim, você é capaz de fazê-lo!
Ao desenvolver um mini-produto, você elimina a necessidade de criar algo extraordinariamente completo. Você simplesmente se foca no desenvolvimento de um produto simples, que seja útil aos seus usuários, e que justifique acima de tudo o preço que você pedir por ele. É nesta fase que você deverá prestar muita atenção aos comentários, emails e discussões dos seus leitores, para perceber que tipo de produto desenvolver. Se você pretende chegar a R$200 reais por dia, você precisa obrigatoriamente de ter um produto para vender.
Desenvolva um mini-produto seguindo mais ou menos a seguinte lógica:
  • Um Ebook em PDF com não mais de 60/80 páginas;
  • Desenvolva algumas vídeo-aulas exclusivas (entre 5 a 10);
  • Ofereça uma ou duas planilhas / fichas de trabalho;
  • Defina um preço baixo entre os R$30 e os R$50.
Um mini-produto deste tipo poderá ocupá-lo por cerca de 1 ou 2 meses, tendo em consideração que você não deixará de desenvolver conteúdos gratuitos para o seu blog, muito menos deixar de o alimentar com novos conteúdos constantemente, ou seja, você vai ter de desenvolver o seu mini-produto nas horas vagas, ou nos fins de semana. No entanto, um produto deste tipo, desenhado, pensado e planejado de acordo com as necessidades dos seus leitores, é aquilo que você mais precisa ter disponível dentro do seu blog, para rentabilizar o tráfego e a comunidade que ele tem.

PASSO Nº7: FAÇA PRÉ-MARKETING DO PRODUTO

Depois de ter o seu mini-produto pronto, ou praticamente nos últimos retoques, é altura de você começar a fazer algum pré-marketing, com pequenos screenshots de algumas partes, uma fotografia do produto, ou algo que de certa forma possa deixar os seus leitores entusiasmados com o lançamento. O que muitos blogueiros costumam fazer a este nível, é criar uma página de aterragem com a captação de endereços de email, que posteriormente serão usados para a campanha de promoção e marketing do produto, quando ele já estiver disponível para compra. No entanto, se você não desejar desenvolver algo tão complexo, limite-se a fazer algum pré-marketing no seu blog e nas mídias sociais, com fotos do produto, screenshots, alguns excertos e explicações, etc. Isso vai deixar os seus leitores entusiasmados, e é também uma forma interessante de você medir o impacto desse produto junto dos seus leitores.

PASSO Nº8: PROMOVA O PRODUTO DE TODAS AS FORMAS

Existem inúmeras estratégias de marketing para promover produtos próprios. Dependendo das suas possibilidades financeiras, algumas delas você poderá optar por não realizar, uma vez que depreendem investimento. No entanto, ao nível interno, através do seu blog e dos seus perfis nas mídias sociais, você poderá conseguir atrair a atenção do seu público facilmente. Se você cumpriu com o Passo Nº2, e começou desde cedo a capturar os endereços de emails dos seus subscritores, você deverá ter nesta altura uma lista de emails relativamente grande, que poderá utilizar para as suas ações de marketing sobre o seu mini-produto. O mesmo se aplica ao desenvolvimento de um artigo sobre o produto. Outra coisa que você poderá fazer é desenvolver banners publicitários à medida, para colocar na barra lateral e no final dos seus artigos também.
Vejamos então de forma resumida, algumas das formas de promoção que você poderá realizar para promover o seu mini-produto e começar a encaixar dinheiro mais rapidamente. Opte por aquelas que lhe são mais fáceis de por em prática e/ou que não requerem investimento. No entanto, se tiver possibilidades de investir na promoção do produto, faça-o. Isso vai fazer disparar o seu volume de vendas mais rapidamente!
  • Crie uma página de vendas atrativa e explicativa (ex.: Ebook Exercícios para Blogueiros);
  • Escreva um artigo de lançamento do produto, explicando as vantagens de o comprar;
  • Coloque 2 ou 3 banners publicitários do produto em locais de destaque no seu blog;
  • Coloque um link na navegação do seu blog;
  • Promova o produto nos seus perfis do Twitter, Facebook e Google+;
  • Desenvolva um vídeo promocional sobre o produto para colocar no Youtube;
  • Envie uma newsletter para a sua lista de emails;
  • Compre publicidade em outros blogs;
  • Compre publicidade no Google AdWords;
  • Compre publicidade no Facebook Ads;
  • Desenvolva um programa de afiliados próprio para o seu produto;
  • Etc.

PASSO Nº9: CONTEÚDO, CONTEÚDO, CONTEÚDO!

Para manter o volume de vendas em crescendo, é importante que você continue publicando conteúdo novo e de qualidade no seu blog, mesmo que os seus rendimentos sejam nesta altura bem maiores do que quando você se iniciou neste processo. No entanto, tenha em consideração que só publicando conteúdo novo e interessante é que você vai conseguir continuar a atrair tráfego e novos leitores para o seu blog, os quais poderão tornar-se tanto subscritores como clientes do seu mini-produto. Muitos blogueiros falham neste aspecto, porque ao desenvolverem produtos, acabam por deixar o conteúdo de lado, e isso é erro grave, que a longo prazo poderá custar-lhe muito dinheiro.
Continue a desenvolver o seu trabalho e a angariar mais subscritores e clientes para o seu blog. À medida que o seu blog for crescendo, você irá não só ganhar mais dinheiro, como também ter a possibilidade de desenvolver novos produtos, para outros tipos de usuários.

PASSO Nº10: OLÁ AOS R$200 REAIS POR DIA!

Se conseguiu seguir os 9 passos anteriores e chegar até aqui, parabéns! Se tudo correr conforme planeado, você terá agora condições para estar a ganhar R$200 reais por dia. Se falarmos apenas do seu mini-produto, avaliado em R$30~R$50 reais, você poderá poderia realizar entre 7~4 vendas por dia, para conseguir os R$200 reais por dia que estipulámos no início deste artigo. Mas como você tem um blog que gera tráfego, leitores e é monetizado com programas de afiliados ou anúncios do Google Adsense, você não precisa de se preocupar tanto em vender produtos, mas sim em manter a balança toda equilibrada, gerando dinheiro através de múltiplas fontes de rendimento. Se você seguir estes 10 passos à risca e se preocupar realmente com o desenvolvimento de conteúdo de qualidade, construir a sua lista, trabalhar campanhas de afiliados e monetização, desenvolver produtos, etc., você tem todas as chances de conseguir ganhar R$200 reais por dia, ou mais. Tudo depende de si!
Não se esqueça também de controlar a rendibilidade do seu blog com uma planilha. Isso ser-lhe-á muito útil no futuro, para que você perceba o comportamento dos seus usuários e acima de tudo o que deverá fazer para manter a sua balança financeira equilibrada, gerando rendimentos por meio de múltiplas formas de monetização.
Boa Sorte!
Ebook
10 Passos para ganhar R$200 Reais por Dia com o seu Blog

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