quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Bem vindo a Hollywood!


Como se tornar um roteirista e utilizar programas para escrever roteiros.


Roteirista
©iStockphoto.com/Roger Lecuyer
Tornar-se um roteirista começa com o desenvolvimento do seu talento como escritor, e o melhor jeito de desenvolver o seu talento como escritor é praticando. O seu primeiro projeto não precisa ser um roteiro de cinema ou de TV. Você apenas precisa começar em algum lugar: ensaios, contos, peças, etc. A idéia é estar habituado com o processo de escrita - uma experiência surpreendentemente lenta e frustrante - e encontrar o seu estilo. Com o passar do tempo, você descobrirá em que gênero seu talento é melhor aproveitado: comédia, drama ou outro.
Algumas pessoas acham útil desenvolver suas habilidades de escrita em um ambiente educacional estruturado, seja um curso universitário, um programa de uma escola de cinema ou uma oficina de redação online. A vantagem das aulas é que existem prazos e notas que motivam as pessoas a produzir. Na escola de cinema, especificamente, você também tem acesso a uma comunidade de artistas, escritores e cineastas com os quais pode extrair inspiração e buscar idéias novas. E se você tiver sorte, os amigos e contatos que você cria na escola de cinema podem levar você ao seu primeiro trabalho no ramo.
Mas as aulas e graduações formais certamente não são exigidas para se tornar um roteirista. Você pode estudar alugando e estudando filmes e programas de TV. Existem vários sites gratuitos ou pagos que disponibilizam roteiros de filmes e de TV online. E não faltam livros escritos para candidatos a roteiristas. O mais famoso é de Syd Field: "Manual do Roteiro: Os Fundamentos do Texto Cinematográfico". Uma vez que a tecnologia de vídeo digital é tão acessível, você sempre pode juntar um grupo de amigos para escrever e produzir seus própios filmes a fim de ganhar experiência.
Quando for a hora de encarar seriamente sua carreira, tudo o que você precisará fazer será ir para onde os trabalhos estão. Nos Estados Unidos, isso quer dizer Los Angeles e, em escala menor, New York. Uma vez que você vá para lá, sua meta será conseguir um trabalho de nível iniciante em uma produção que mais se aproxime de seus interesses e talentos profissionais. Por exemplo, se você quiser escrever para sitcoms, tente conseguir um emprego como assistente de produção, assistente de escritor ou em alguma função de estúdio em um programa. Se você está mais interessado em escrever longa-metragens, tente conseguir um trabalho como assistente de produção em uma empresa de produção que faça filmes do tipo que você gostaria de escrever.
No seu tempo livre, você precisa escrever spec scripts - roteiros completos de TV ou filme - que exibam o melhor do seu trabalho. Para a TV, o spec script pode ser para um programa bem conhecido. Um roteiro para um longa metragem, por outro lado, deve ser inteiramente original. 
Quando você sentir que o script está perfeito, mostre-o a colegas e aos contatos que você tem. Peça-lhes opiniões e sugestões. Lembre-se de que você não é a primeira pessoa a se mudar para Los Angeles, conseguir um emprego de assistente e esperar que algum produtor leia seu roteiro e lhe ofereça um trabalho. Escritores e produtores experientes já receberam roteiros centenas de vezes. A chave está em estabelecer uma relação genuína com a pessoa a quem você entrega o roteiro. Faça um bom trabalho, faça amizades, escreva um spec script muito bom e sua rede de contatos surgirá por si só.
PROGRAMAS PARA EDIÇÃO  DE ROTEIROS:

Story Touch é um software completo de desenvolvimento dramático, onde é possível escrever e analisar o roteiro ao mesmo tempo.         http://storytouch.com/users/sign_up

“Story Touch permite ao roteirista ter uma noção clara do nível de gordura, de açúcar, de sal ou de hormônios em sua história.
Poder visualizar graficamente um roteiro completo em apenas uma página certamente revelará muitos aspectos escondidos ao autor.”
Fernando Meirelles, diretor de Cidade de Deus
http://storytouch.com/account



Nenhum comentário:

Postar um comentário