sábado, 10 de dezembro de 2011

10 coisas que aprendemos sobre blogs em 2011. E você o que aprendeu?


Estou repassando um email que recebi para os leitores do cupinzeiro, espero que seja útil para os novos blogueiros.


Posted: 09 Dec 2011 09:46 AM PST
Com 2011 praticamente a queimar os últimos cartuchos, é altura de começar a fazer alguma análise e introspecção, de forma a refletir sobre tudo aquilo que aprendemos ao longo dos últimos 365 dias. No ano passado, escrevemos o artigo 10 coisas que aprendi sobre blogagem em 2010, o qual teve imensos comentários dos leitores e partilhas de conhecimentos realmente incríveis, e este ano queremos repetir a ideia com as coisas que aprendemos durante 2011, que são seguramente diferentes das que aprendemos em 2010. Na verdade, 2011 foi um ano de muitas aprendizagens para nós, especialmente para mim enquanto Autor e enquanto Empreendedor, e gostaria de as partilhar consigo, da mesma forma que espero que você partilhe as suas nos comentários deste artigo. Durante este ano participámos de inúmeras iniciativas, fizemos muitos amigos na blogosfera, mantivemos os nossos “inimigos” de sempre, mas aprendemos muito sobre como criar negócios rentáveis e sustentáveis com blogs na internet.
Durante 2011 participámos também em grandes eventos, nomeadamente a ExpOn 2011 de São Paulo, o WordCamp Lisboa 2011, entre outros, criámos mais blogs para a nossa Rede Educacional de Blogs, e incluimos muito mais autores na nossa equipe. Foi um ano que terminou também com o lançamento da nova Escola Dinheiro, e 2012 vai ser para nós um ano absolutamente louco em termos de ideias, projetos e coisas que vamos colocar no ar para os nossos leitores. Para todos aqueles que gostam e acompanham o nosso trabalho, 2012 será simplesmente incrível! No entanto, o ano de 2011 para nós ainda está longe de terminar, temos muitos artigos para publicar ainda até ao final do ano, mas penso que poderemos avançar já com algumas das coisas mais importantes que aprendemos em 2011. Tome nota e participe também com as suas aprendizagens. Queremos muito ouvi-lo!
escola dinheiro

TER OBJETIVOS É MOTIVANTE

Um dos meus grandes objetivos enquanto blogueiro era um dia poder viajar até ao Brasil para dar uma palestra num evento. Tive esse sonho sempre presente durante os primeiros 3 anos do blog, e sabia que se continuasse a trabalhar com qualidade e credibilidade, ele um dia iria acontecer. Foi então com grande surpresa que fui contatado pela equipe da ExpOn 2011 São Paulo para palestrar no evento. Nesse dia, um dos meus objetivos enquanto profissional iria se concretizar. Embora tenha demorado 3 anos para completar um dos meus objetivos preferidos, a verdade é que a experiência de viajar até São Paulo e conhecer pessoalmente imensas pessoas com quem partilho conhecimentos diariamente, foi inesquecível e uma grande lição profissional para mim. Foi sem dúvida muito bom poder estar presente no evento e falar para tanta gente sobre como ganhar dinheiro com sites e blogs na internet. Além disso, essa experiência serviu para perceber que quando desejamos muito uma coisa e trabalhamos com foco na qualidade e credibilidade, nossos sonhos e desejos concretizam-se com facilidade.
Como Fazer: Uma das coisas que sugiro fazer, é criar uma lista de objetivos a curto prazo, médio prazo e longo prazo. Todos esses objetivos são desejos que você tem de cumprir, e que podem ir desde dar uma palestra numa cidade qualquer do mundo, a ter 50,000 fãs no Facebook, ou 1 milhão de visitantes por mês. Independentemente do objetivo, o ponto mais importante de todos é o foco. Se você focar sua atenção nesse objetivo e trabalhar com empenho, dedicação e estratégia em torno dele, um dia ele irá concretizar-se.

CONTRATAR ESCRITORES É FUNDAMENTAL

Quando se atinge um determinado patamar onde a exigência é alta e é necessário estar-se constantemente criando conteúdo de qualidade, a expansão da sua equipe deverá ser um processo a ter em consideração. Quando iniciámos a Escola Dinheiro há sensivelmente 4 anos atrás, jamais imaginaríamos que seria necessário ter uma equipe de várias pessoas para manter tudo funcionando corretamente. A verdade é que passados 4 anos, a nossa equipe das Escolas+ continua aumentando, sendo que prevemos que durante o próximo ano se expanda para entre 12 a 14 pessoas. Conforme escrevemos no artigo Como contratar novos escritores para o seu blog, existem múltiplas formas de você conseguir alargar sua equipe, algumas delas inclusive que não requerem investimento em termos de dinheiro, mas sim de compensações pelos resultados. Por mais que você pense que será capaz de fazer tudo (todos acabamos por pensar isso), a verdade dos fatos é que você não conseguirá manter o ritmo durante muito tempo, e chegará a hora em que irá necessitar de expandir sua equipe editorial.
Como Fazer: Elabore um planejamento estratégico e crie tabelas comparativas entre os seus ganhos atuais e os seus gastos. Procure encontrar uma fórmula que lhe permita perceber qual o modelo mais correto para a contratação de novos membros para a sua equipe. Por vezes a longo prazo é preferível fazer um investimento melhor e conseguir contratar um Freelancer e pagar-lhe por cada artigo escrito, do que optar por compartilhar receitas. Mais informações sobre isso você encontra no seguinte artigo: Como contratar novos escritores para o seu blog.

INVESTIR É TUDO

Uma das coisas que cada vez mais tenho presente na minha vida profissional é que o investimento é tudo. Ou seja, se você quiser acelerar seu crescimento, ser mais conhecido ou simplesmente disponibilizar melhores ferramentas, você tem de investir. O mesmo acontece com sua educação e conhecimento. Se você deseja ser mais criativo, ter melhores ideias ou simplesmente dominar ainda mais seu nicho de mercado, você tem de investir em Livros, Ebooks, Cursos, Ferramentas e outras coisas que possam de alguma forma ajudá-lo a sua mais eficiente e a aumentar drasticamente a sua produtividade. Em 2011 investimos muito dinheiro em ferramentas, livros e outras coisas que potenciam o nosso desenvolvimento, mas também internamente num novo layout que permite darmos aos nossos leitores novas formas e ferramentas para que eles possam alcançar mais facilmente seus objetivos também.
Como Fazer: Para você investir, um dos aspectos fundamentais é ter dinheiro. Óbvio. Se você trabalha com seus blogs em part-time, disponibilize uma pequena percentagem do ordenado do seu emprego, para investimentos relacionados com esses blogs. Se você trabalha a tempo inteiro com blogs, então você deverá colocar 10% dos seus rendimentos numa conta à parte, para ter fundo maneio suficiente para investir na sua educação e conhecimento, mas também no desenvolvimento constante do seu blog.

UM BOM DESIGN FAZ MILAGRES

Pela primeira vez desde que iniciámos a Escola Dinheiro, decidimos que estava na altura de termos um design profissional, feito por profissionais e que fosse único e a imagem de marca do blog. Até então havíamos usando diferentes Temas WordPress devidamente adaptados às nossas necessidades, mas que de certa forma limitavam-nos ao nível da unicidade e criatividade. Muitos blogs começaram a usar os mesmos templates que nós, e isso fazia com que fosse mais difícil aos nossos leitores, identificarem-nos através de uma imagem de marca. Além disso, um bom design e uma boa programação, podem fazer muito por um blog. Na verdade o tráfego aumenta exponencialmente quando a usabilidade é tida em consideração, ao mesmo tempo que uma boa programação faz com que o blog seja bastante mais rápido, seguro e eficiente, algo que nos dias de hoje é um dos fatores mais importantes aos olhos do Google.
Como Fazer: Este aprendizado está diretamente relacionado ao anterior, ou seja, se você pretende investir no desenvolvimento do seu blog, você deverá incluir em seus planos também, o desenvolvimento de um layout único. A imagem de marca de um blog é essencial à sua durabilidade. Se o seu objetivo é criar um blog que perdure por muitos anos, ter uma imagem de marca competente, credível e funcional é fundamental em suas estratégias. Embora seja um investimento um pouco mais avultado, os ganhos a curto e médio prazo são realmente incríveis.

TOMAR DECISÕES CORRETAS LEVA TEMPO

Uma das razões porque não estamos constantemente lançando produtos ou novidades é porque tomar boas decisões é algo que leva tempo. Somos bastantes focados no desenvolvimento de ideias e produtos que possam ajudar os nossos leitores, e quando pretendemos lançar algo de novo, esse produto tem de ser verdadeiramente incrível. O mesmo se aplica a decisões de marketing, orientação dos blogs, contratação de membros para a equipe, etc. Todas as boas decisões requerem tempo, planejamento e acima de tudo muitas horas de análise. Não tomedecisões incorretas para o seu blog, simplesmente porque está desesperado em lançar novas ideias e/ou aumentar o seu volume de tráfego ou rendimentos. A grande maioria das ideias que temos são completamente desnecessárias, o que significa que para cada uma ideia de grande nível, deitamos dezenas de outras ideias no lixo.
Como Fazer: Uma das coisas que aprendi foi a pensar concretamente nas coisas. Boas decisões tomam tempo, requerem paciência e exigem uma análise de mercado eficiente. Isto significa que se você pretende lançar um novo produto ou um novo blog, você deverá tomar essa decisão apenas quando tiver consciência de que isso é uma vantagem para a sua vida profissional. Faça análises de mercado, de concorrência e acima de tudo das falhas que você poderá suprimir com esse produto. Pense no assunto durante vários dias, esquematize ideias e troque opiniões com outros blogueiros e/ou com a sua equipe.
aprender em 2011

AS CRÍTICAS FAZEM-NO MAIS FORTE

Críticas todos nós sentimos de tempos a tempos. No entanto, as críticas são uma das formas mais eficientes de você se tornar mais forte e motivado para contrariar os argumentos de quem o crítica. Se alguém o crítica porque você atualiza pouco o seu blog, porque você tirou ideias para os seus artigos de outros blogs da sua área, ou simplesmente porque o layout do seu blog não é atrativo, você deverá aproveitar todo esse aprendizado para se motivar a atingir mais rapidamente todos esses objetivos, e mostrar a esses críticos e a si próprio de que você realmente é diferente e que seu blog tem qualidade. Muitas vezes somos criticados por coisas que fazemos e não fazemos, mas a verdade é que essas críticas além de serem conselhos e ideias, são também fatores de motivação para toda a equipe. As críticas ajudam-nos a atingirmos mais rapidamente objetivos que julgávamos incapazes de atingir tão cedo.
Como Fazer: Uma das regras que aprendi quanto às críticas é: não se envolva. Quanto mais controvérsia se gera em torno de uma crítica, pior. Admita seus erros, aprenda e melhore gradualmente ao longo dos meses seguintes. Não vale a pena rebater as ideias ou tentar explicar que aquilo que você fez não foi errado. Isso é perda de tempo, especialmente quando o objetivo do crítico é deitar o seu trabalho abaixo. Evite o confronto, admita seus erros e siga em frente. Evite também dar demasiada importância a esse tipo de situações, que na verdade de importantes não têm nada. Se você tiver consciência da qualidade do seu trabalho e do esforço e empenho que emprega em tudo o que faz, as críticas são apenas um catalisador para sua motivação e força pessoal.

FOQUE-SE NA EXCELÊNCIA E PERFECCIONISMO

Praticamente todos nós, blogueiros, conhecemos as grandes empresas como a Apple, Coca-Cola, Sony, etc. A grande maioria destas empresas, que têm o reconhecimento de praticamente todos os seus consumidores, focam-se num aspecto fundamental: a excelência e o perfeccionismo. Cada detalhe de cada um dos seus produtos é visto e revisto até atingir a excelência e o padrão natural da empresa. E é precisamente por isso que a grande maioria dos usuários da Apple adora os seus computadores, que são verdadeiros hinos à engenharia, da mesma forma que dora a Coca-Cola pela sua perfeição enquanto refrigerante. E a verdade é que ambas as empresas, conseguem despertar nos seus clientes uma necessidade, razão pela qual as vendas de produtos são absurdamente altas. O mesmo deverá acontecer com os sites e blogs. Um blog que é focado na qualidade exímia dos seus conteúdos e nos detalhes que a grande maioria dos seus concorrentes não quer saber, terá maior tendência a ser bem sucedido a longo prazo. Isto significa que muitos dos blogs da atualidade, com grandes quantidades de subscritores e leitores, devem-no à excelência dos seus conteúdos e aos detalhes que muitas vezes ninguém tem em consideração.
Como Fazer: A definição de excelência é obviamente diferente de pessoa para pessoa, tal como é o perfeccionismo. Uma das formas de melhorar em ambos os aspectos, é lendo livros e aprendendo com as histórias de grandes empreendedores que criaram conceitos incríveis e empresas duradoras ao longo de décadas de sucesso. Aplicar a excelência nos conteúdos do seu blog, na usabilidade e simplicidade de navegação dos seus sites e na qualidade dos produtos que você cria (ebooks, cursos, etc) é fundamental para conseguir atrair mais facilmente leitores, e fidelizá-los à sua imagem de marca.

CRIE NOVAS IDEIAS TODOS OS ANOS

Outra das coisas que aprendi é que você tem de estar constantemente a evoluir. Se olharmos para os computadores, por exemplo, ao longo dos últimos 20 anos a evolução foi incrível. E foi precisamente através da evolução que se criou o conceito da necessidade. Hoje em dia, muitos usuários compram gadgets e computadores que na verdade não necessitam, simplesmente porque eles são revolucionários e isso desperta o interesse. O seu blog deverá ter o mesmo impacto junto dos seus leitores. É importante que você esteja constantemente a evoluir, a criar coisas novas e a implementar novas funcionalidades que tornem a experiência de utilização do seu blog ainda mais incrível para os seus leitores. É a partir desse conceito que você fará com que os seus leitores se fidelizem e tenham vontade de experimentar e consumir a informação que você publica diariamente.
Como Fazer: Estar atento às necessidades dos seus leitores é a forma mais fácil de encontrar novas ideias para implementar diretamente no seu blog. Novas funcionalidades que tornem o acesso às informações mais simples, ou simplesmente novas ferramentas que lhes permitam divulgar seus trabalhos também, ou interagir de uma forma mais dinâmica e criativa. Existem imensas coisas que você poderá fazer pelo seu blog todos os anos, pelo que o essencial é estar atento ao mercado, à evolução da tecnologia e acima de tudo às necessidades dos seus usuários e leitores.

EXPANDIR É IMPORTANTE

Expandir o seu blog a novos horizontes é também importante por variadas razões. Existem vários métodos de expansão, nomeadamente através da criação de versões em outros línguas, alargamento do número de assuntos a abordar no blog, ou simplesmente através da criação de novos blogs complementares ao primeiro. A expansão pode ainda tomar forma de um fórum de discussão, de uma aplicação para smartphones, ou outra coisa qualquer. Existem inúmeras formas de você expandir o seu blog. E o mais importante de tudo, é que isso permite-lhe conseguir mais tráfego, atingir usuários com interesses diversificados, ou simplesmente criar novos meios de ligação e interacção com os seus leitores atuais. Estagnar é morrer, portanto, pense em formas de expandir o seu blog através de outros canais de comunicação, tal como você fez quando aprendeu a criar uma página de fãs no Facebook ou um perfil no Twitter.
Como Fazer: Esteja atento à tecnologia para perceber em que áreas você poderá apostar para expandir os seus horizontes. Muitos blogueiros já começaram a investir no mercado Mobile, com aplicações para smartphones, enquanto outros criam fórums de discussão para alargar o espectro dos seus blogs. Outros, como nós, criam novos blogs para abordar novas temáticas relacionadas, e com isso convergir diferentes públicos e interesses num único local.

CRIE PRODUTOS PRÓPRIOS DE QUALIDADE

Quando você cria um produto, seja um Ebook, um Curso, uma Ferramenta, etc., o seu primeiro objetivo deverá passar pela tal excelência e qualidade de que falámos anteriormente. Só a partir desse princípio é que você conseguirá convencer os seus leitores de que eles realmente necessitam do seu produto, e com isso ganhar dinheiro vendendo cópias do produto no seu blog. Além do mais, se você tiver um produto de qualidade invejável, você ganha a confiança dos seus clientes, o que significa que você irá conseguir-lhes vender os seus próximos produtos mais facilmente. Se você tomar como objetivo primário, o lucro, você irá desenvolver um produto de baixa qualidade, vendê-lo no seu blog, e lidar com a crítica e frustração dos seus leitores, os quais muito provavelmente jamais irão voltar a comprar um produto seu. No entanto, se você se focar na qualidade do produto em detrimento do lucro, você irá criar confiança e credibilidade junto dos leitores, o que invariavelmente se traduz em melhores rendimentos e na possibilidade de voltar a vender aos mesmos clientes quando novos produtos saírem. Essa é a razão porque os clientes da Apple, só compram produtos da Apple, por exemplo.
Como Fazer: Coloque-se no papel do seu leitor e imagine o que realmente lhe faria sentir feliz e motivado por ter comprado esse produto. Coloque-se na pele dele, e identifique as necessidades que ele tem, e o que ele gostaria de encontrar no produto, a fim de o considerar excelente e uma grande mais-valia. Ao perceber concretamente quais os pontos mais importantes e qual o nível de excelência necessária ao produto, mais facilmente você saberá qual o caminho a percorrer para lançar um produto de qualidade inegável e que faça seus usuários sorrirem, mesmo depois de o seu cartão de crédito ter sido debitado.

E VOCÊ, O QUE APRENDEU EM 2011?

Adorávamos saber que lições você aprendeu ao longo do último ano com os seus blogs ou websites. Deixe a sua opinião nos comentários, para que possamos todos aprender com as experiências de cada um. Comente!
Até Já!
Ebook

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