segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

8 Aplicativos online para medir a performance e qualidade do seu blog - Escola Dinheiro



8 Aplicativos online para medir a performance e qualidade do seu blog - Escola Dinheiro




8 Aplicativos online para medir a performance e qualidade do seu blog - Escola Dinheiro



Posted: 12 Dec 2011 09:34 AM PST
Todos nós blogueiros, por maiores ou mais pequenos que sejamos, temos uma forte tendência para gostar de analisar a performance dos nossos sites e blogs. Nós aqui na Escola Dinheiro fazemos análises com regularidade, principalmente para percebermos o caminho para onde estamos indo. E para o fazermos, utilizamos aplicativos online que nos possam ajudar a medir a performance, qualidade e autoridade dos nossos blogs, seguindo princípios de marketing, estruturação SEO, velocidade, organização, etc. Existem muitos aplicativos online para analisar sites e blogs, mas a grande maioria deles peca em diferentes aspectos, pelo que é essencial utilizar vários aplicativos diferentes para conseguir os melhores resultados possíveis.
Normalmente este tipo de aplicativos online permite-nos compreender se por ventura estamos fazendo algo de errado em nossos blogs, ao mesmo tempo que alguns desses aplicativos nos dão recomendações e sugestões de alterações a realizarmos nos blogs a fim de conseguirmos melhores resultados ao nível da performance e rankamento nos resultados orgânicos dos buscadores. Para nós, existem dois aspectos fundamentais na análise de resultados destes aplicativos: como conseguir mais tráfego para o blog e como conseguir melhores posicionamentos no Google. São dois aspectos em que estamos constantemente trabalhando, e alguns destes aplicativos ajudam-nos a analisar aspectos que até então não tínhamos considerado.
performance

O QUE SÃO APLICATIVOS DE PERFORMANCE?

Todos os aplicativos online que irá visualizar de seguida, são totalmente gratuitos e têm como objetivo ajudá-lo a perceber a performance do seu blog ao nível do comportamento interno e externo, ou seja, analisando a estrutura do seu site ou blog por dentro ao nível do código, e por fora ao nível do engajamento, tráfego, SEO, etc. É extremamente importante fazer relatórios regularmente aos sites e blogs que você possui, de forma a conseguir perceber quais os aspectos onde você não está trabalhando bem, e quais os aspectos em que você necessita de melhorar para conseguir uma maior performance no futuro.
Conforme referimos anteriormente, para nós existem dois aspectos fundamentais na análise de resultados destes aplicativos: como conseguir mais tráfego para o blog e como conseguir melhores posicionamentos no Google. São dois aspectos em que estamos constantemente trabalhando, e alguns destes aplicativos ajudam-nos a analisar aspectos que até então não tínhamos considerado. Se você não fizer análises regularmente aos seus sites e blogs, você nunca saberá concretamente onde o seu blog está falhando e quais os aspectos em que você tem de intensificar a sua performance, quer seja para subir nos resultados de busca do Google, quer seja para conseguir mais tráfego, quer seja para conseguir mais fãs no Facebook, quer seja para conseguir mais seguidores no Twitter, quer seja para conseguir mais dinheiro para a sua carteira. Independentemente do que o motiva a si, estas ferramentas podem ajudá-lo a encontrar mais facilmente esse caminho!

1. OPEN SITE EXPLORER

O Open Site Explorer é um aplicativo online desenvolvido pela equipe do SEOmoz. A SEOmoz é considerada por unanimidade, a melhor empresa de Software para SEO do mundo, o que certamente explica o sucesso do Open Site Explorer e a sua capacidade de análise realmente incrível. E melhor do que tudo, usar o Open Site Explorer é totalmente gratuito! No entanto, recomendamos que abra uma conta na SEOmoz a fim de poder correr vários relatórios diariamente. Existe um limite para usuários não cadastrados. Se desejar também, pode aderir aos 30 dias grátis da SEOmoz, a fim de experimentar as dezenas de outros aplicativos que a empresa tem disponíveis e que lhe permitem não só analisar todos os aspectos dos seus sites e blogs ao nível da Otimização para Motores de Busca, como também analisar os seus concorrente, fazer tracking de palavras-chave nos buscadores, entre muitas outras coisas. Esses 30 dias grátis da SEOmoz são sem dúvida uma grande mais-valia para qualquer usuário que se interesse por SEO.
open site explorer
A homepage do Open Site Explorer é bastante simples e objetiva. Coloque o endereço URL do seu blog na caixa de busca do site a fim de o OSE analisar as componentes principais do seu blog, e atribuir-lhe pontuações que são variáveis de 0 a 10 ou de 0 a 100, dependendo do tipo de variável. Para quem gosta de analisar sites e blogs do ponto de vista da Otimização para Motores de Busca, o Open Site Explorer é sem dúvida um dos aplicativos mais brilhantes que existem na internet, sendo capaz inclusive, de analisar diversos sites comparativamente, o que pode ser bastante interessante para você fazer análises de concorrência realmente eficazes.
open site explorer blog
Correndo uma análise da EscolaDinheiro, temos alguns resultados interessantes que certamente precisamos explicar de forma a que você perceba como esse aplicativo funciona e o que significam cada um desses resultados principais. Veja:
  • Page Authority – É o nível de autoridade da sua página numa escala de 0 a 100. Quanto mais alto o valor, maior é a sua autoridade enquanto site/blog, o que indiretamente poderá significa melhores posicionamentos nos buscadores.
  • Domain Authority – É o nível de autoridade do seu domínio. Um domínio é diferente de um site como um todo, pelo que o seu domínio também tem autoridade junto dos buscadores, principalmente se for um domínio bastante antigo e com um histórico bem grande.
  • Linking Root Domains – É o número de sites/blogs que têm um link permanente apontando para o seu blog. Um bom exemplo são os sites e blogs que colocam o seu link na blogroll ou na sua secção de amigos e parceiros.
  • Total Links – É o número total de links do seu blog (internos + externos). Neste parâmetro não são considerados os links que apontam para o seu subdomínio, por exemplo.
Todos esses resultados são extremamente importantes para garantir que seu site/blog tem uma boa performance nos resultados orgânicos dos buscadores, principalmente quando comparado com os seus rivais e concorrentes. Quanto mais altos forem todos esses valores, melhores serão os seus resultados ao nível de tráfego, pagerank, posicionamentos no Google, etc.
Se reparar, colocámos setas vermelhas em todos aqueles separadores, porque na verdade todos eles incluem informações muito pertinentes sobre o seu site/blog, os quais você deverá analisar cuidadosamente a fim de conseguir os melhores resultados possíveis, mas também organizar corretamente a linkagem interna e externa do seu blog, para subir posições no Google. Para perceber melhor como funcionam essas páginas, tome nota:
  • Inbound Links – Nessa página você tem todos os links externos que apontam para o seu blog, incluindo os links Follow e os links NoFollow, bem como os links em imagens e links de texto. A listagem é organizada pelos links com maior potencial, ou seja, aqueles que têm mais peso nos resultados do seu blog.
  • Top Pages – Nessa página você tem uma listagem de todas as páginas do seu site/blog, organizada pelas páginas que têm maior peso em termos de SEO. As primeiras páginas dessa listagem, são as suas páginas mais fortes ao nível de SEO.
  • Linking Domains – Nessa página você tem os domínios principais que lhe enviam mais links. Existe também um gráfico que classifica os domínios pelas suas extensões, para que você perceba mais facilmente de onde estão vindo os seus links.
  • Achor Text – Nessa página, você pode controlar os textos âncora dos links que recebe, e perceber quais os textos âncora mais usados por outros blogueiros e webmasters para linkarem para o seu site ou blog. Se você estiver tentando rankear para dinheiro, mas na verdade está recebendo muitos links para como ganhar dinheiro, talvez seja melhorar você repensar as suas estratégias.
  • Compare Link Metrics – Nessa página, você pode adicionar até 4 sites concorrentes, para fazer uma análise comparativa entre o seu site e esses seus concorrentes. Quando você está tentando subir numa pesquisa do Google, agarre nos endereços dos seus concorrentes, coloque-os nessa página e perceba porque motivo você não está conseguindo superar eles.
  • Advanced Reports – Os relatórios avançados são apenas para os membros do SEOmoz PRO. Você pode registrar uma conta de 30 dias grátis da SEOmoz, para experimentar todas essas funcionalidades, e exportar alguns desses relatórios para Excel, a fim de fazer os seus planejamentos de SEO da forma mais correta possível.
comparativo
Se você for na secção “Compare Link Metrics” e colocar vários sites ou blogs em análise comparativa, você consegue perceber quais os sites que têm um SEO melhor, e quais os aspectos onde você tem de melhorar para conseguir superar sua concorrência. Nessa página, existem mais dois valores que são importantes de explicar:
  • MozRank – É um valor de 0 a 10 que basicamente compete com o Pagerank da Google. Um valor de 5.47 para a Escola Dinheiro, significa que o blog deveria ter um Pagerank 5, mas caso chegue a um valor de 5.60, ele está mais perto de um Pagerank 6. Esse valor é atualizado mensalmente, e é bastante fidedigno.
  • MozTrust – É um valor também de 0 a 10, que basicamente define a credibilidade de seu site. O MozRank está para o rankeamento como o MozTrust está para a confiança. Esse valor é também atualizado mensalmente e quanto mais alto melhor.
Agora que já sabe trabalhar com o Open Site Explorer, porque não experimentá-lo?

2. WOORANK

O WooRank é um serviço bastante diferente do Open Site Explorer que vimos anteriormente. Na verdade o WooRank é um aplicativo online que tem como objetivo analisar um conjunto diverso de aspectos relacionados ao seu blog, nomeadamente SEO in-site, off-site, e também questões relacionadas a usabilidade, mídias sociais, servidor de hospedagem, domínio, etc. O WooRank é também totalmente gratuito e demora pouco mais de 1 minuto para correr todo o relatório de análise ao seu site.
woorank
A página de entrada do WooRank é muito semelhante à do Open Site Explorer. Basta digitar o endereço do seu site ou blog, e correr o “WooRank Report” para que ele possa gerar um relatório completo acerca do seu site e dos pontos em que você precisa de melhorar. O relatório não demora mais de 1 minuto a ser processado, dependendo também a da velocidade de resposta do seu site ou blog.
woorank stats
Depois de correr o relatório do WooRank, você irá ter à sua disposição um relatório completo sobre a performance do seu site em vários aspectos, nomedamente SEO in-site, off-site, conteúdo, visitantes, usabilidade, etc. No topo, aparece um valor de 0 a 100, que basicamente é o valor de referência para a performance do seu site. Quanto mais alto esse valor, melhor a sua prestação em todas as áreas de análise do WooRank. Nós conseguimos um valor de 53, mas aparentemente o WooRank ainda não conseguiu puxar o novo layout do blog, pelo que acreditamos que estará com uma versão em cache ainda…
Do lado esquerdo, você tem uma navegação por todos os items analisados. Clicando em cada um deles, você será levado automaticamente para a seção em questão, onde poderá ler a análise do WooRank, bem como as recomendações que este aplicativo faz, para que você possa melhorar o seu site ou blog imediatamente. Conforme já referimos, são analisados os aspectos de visitantes, conteúdo, SEO in-site e off-site, usabilidade, servidor de hospedagem, domínio, etc. Todos eles têm uma análise independente, portanto, aproveite ao máximo as recomendações para verificar se o seu site está cumprindo com todos esses parâmetros e objetivos.
Agora que já sabe trabalhar com o WooRank, porque não experimentá-lo?

3. GTMETRIX

O GTmetrix, ao contrário dos outros aplicativos que já vimos, tem a particularidade de se focar na velocidade do seu site ou blogs. Ele utiliza as APIs do Google Page Speed e do YSlow para medir a velocidade dos sites e blogs analisados, utilizando diversos recursos e recomendações, que podem ir desde prioridade alta, a prioridade média ou baixa. Todas essas recomendações são dicas que você pode ter em consideração para tornar o seu site ou blog bastante mais rápido, o que indiretamente o ajudará a melhorar posições nos buscadores como o Google.
gtmetrix
A homepage do GTmetrix funciona da mesma forma que os aplicativos anteriores. A única coisa que você necessita de fazer é colocar o endereço do seu site ou blog e clicar no botão “Go” para que o aplicativo possa fazer uma análise do seu site e apresentar os resultados. Este relatório demora um pouco mais do que os anteriores, uma vez que é baseado na performance de velocidade do site ou blog em questão. Quanto mais tempo o seu site demorar a abrir, mais tempo o GTmetrix irá necessitar para correr o seu relatório.
gtmetrix stats
Correndo o relatório, existem alguns pormenores interessantes que o GTmetrix coloca à sua disposição a fim de você tirar o máximo partido das indicações que o aplicativo lhe dá. Se reparar, no canto superior direito é possível você exportar o seu relatório para PDF, e caso esteja correndo um blog em WordPress, poderá também seguir as dicas WordPress que a ferramenta tem preparadas para si.
Ao centro, no topo, você tem um sumário da performance do seu site ou blog. O “Page Speed Grade” é um valor de 0 a 100%, pelo que quanto mais alto o valor, melhor estruturado está o seu site ou blog. O segundo valor é o “YSlow Grade”, uma outra ferramenta de análise de performance, onde os valor são igualmente de 0 a 100%. Além disso, existem letras para a performance que você atinge, que vão desde A, B, C, D, E, sendo que o A é o valor excelente, ou seja, uma performance muito boa e uma velocidade no seu site realmente vantajosa para si e para os seus usuários.
Do lado direito, existem ainda informações referentes ao tempo de carregamento da sua página, o tamanho total do documento da sua homepage e também o número de pedidos que a sua página tem de fazer para carregar completamente todos os seus conteúdos. Ao centro e em baixo, existem diferentes separadores onde você poderá encontrar os relatórios pormenorizados do Page Speed, do YSlow e também uma timeline da atividade do relatório e um histórico da performance do seu site ou blog ao longo do tempo. Destacamos o Histórico, porque lhe permite visualizar a diferença de performance do seu site nos últimos meses, de forma a você perceber se o seu site está melhorando ou piorando no quesito da velocidade.
Agora que já sabe trabalhar com o GTmetrix, porque não experimentá-lo?

4. MARKETING GRADER

O Marketing Grader é um novo aplicativo que foi lançado esta semana pelos colegas do Hubpost, como substituto do antigo WebSite Grader. Este novo aplicativo faz análises diversificadas sobre o seu site ou blog, analisando aspectos relacionados com a Otimização para Motores de Busca, compartilhamento em mídias sociais, análise de conteúdo Mobile e versões Mobile do seu site, análise de Call to Action (chamadas para a ação), análise de postagens, analytics, e muito mais.
Os relatórios do Marketing Grader são extremamente completos, pelo que recomendamos que invista algum do seu tempo lendo as análises que a ferramenta lhe oferece e tentando perceber quais os aspectos onde você poderá melhorar de forma a tornar o seu site/blog mais atrativo e funcional.
marketing grader
A página para gerar o seu relatório é bastante simples. Do lado direito basta você preencher o URL do seu site, juntamente com o URL de dois concorrentes (se assim o desejar), e colocar o seu endereço de email. Clicando em “Generate Report”, você irá dar instruções ao aplicativo para que ele faça uma análise de ambos os sites/blogs e lhe apresente os resultados devidamente estruturados, incluindo dicas e estratégias para você implementar, a fim de conseguir não só aumentar o seu resultado no Marketing Grader, como também dar um salto nos resultados orgânicos dos motores de busca.
marketing grader stats
Correndo um relatório, o seu site recebe automaticamente um valor de 0 a 100 no Marketing Grader. Juntamente com isso, você tem ao centro três tipos de relatórios, intitulados “ToFu”, “MoFu” e “Analytics”, que incluem também percentagens de acerto de 0 a 100%, e onde existem dicas para você colocar em prática imediatamente no seu site. Cada um desses 3 relatórios, inclui análises independentes a diferentes aspectos do seu blog, bem como estratégias para você aplicar em situações onde não esteja cumprindo com os requisitos mínimos.
Em termos de análise, o Marketing Grader é um dos aplicativos online mais interessantes da atualidade, uma vez que analisa diferentes aspectos do seu site, que podem ir desde uma análise de SEO superficial, ao impacto que o seu blog tem nas mídias sociais. Existe também alguma informação referente aos seus conteúdos, aos seus Feeds RSS, e outras questões importantes para o seu blog.
Agora que já sabe trabalhar com o Marketing Grader, porque não experimentá-lo?

5. GOOGLE PAGE SPEED

Os relatórios do Google Page Speed estão incluídos no GTmetrix de que falámos anteriormente. Ao usar o GTmetrix, você na verdade já está usando o Google Page Speed. Ainda assim, o interface do Google Page Speed é bastante mais simples e interessante, oferecendo-lhe excelentes insights e dicas para você aplicar no seu site ou blog, de forma a melhorar o tempo de carregamento das suas páginas, e consequentemente os seus posicionamentos nos resultados orgânicos dos buscadores como o Google. Algumas estratégias recomendadas são provavelmente difíceis de executar e irão requerer a ajuda de um desenvolvedor. Tenha especial atenção a isso, de forma a garantir os melhores resultados possíveis. Investir no desenvolvimento e aceleração do seu site é uma grande mais-valia.
google page speed
A homepage do Google Page Speed é bem básica, como é apanágio da Google. Coloque o endereço do seu site ou blog, e clique em “Analyze” para correr um relatório completo sobre a performance e velocidade de carregamento da sua página.
google page speed stats
Correndo o relatório, a página de análise é bastante simples. Onde está a primeira seta, você tem o resultado do seu teste, que vai de 0 a 100. Quanto mais alto o valor que você conseguir, melhor otimizado está o seu site/blog para os motores de busca, bem como mais rápido carregam as suas páginas e conteúdos quando os seus usuários acessam o seu endereço.
Na coluna do lado esquerdo, você tem as sugestões da Google organizadas por prioridade. As dicas com prioridade alta (High Priority) são aquelas que você deverá tentar resolver mais rapidamente, porque são certamente as que consomem mais recursos ao seu site/blog. Ao centro, você tem também um resumo das mesmas sugestões que estão na barra lateral do lado esquerdo. Basicamente o Google Page Speed é isso: um valor/nota pela sua performance, uma lista completa de dicas e estratégias para você tornar o seu site bem mais rápido.
Tal como acontece com outros aplicativos já analisados, algumas dessas dicas provavelmente irão requerer a ajudar de um desenvolvedor. Não tenha medo de investir seu dinheiro para tornar o seu site mais rápido. Na verdade, você estará ganhando muito mais indiretamente do que aquilo que você teve de investir para seu desenvolvedor limar todos esses pormenores.
Agora que já sabe trabalhar com o Google Page Speed, porque não experimentá-lo?

6. PINGDOM TOOLS

O Pingdom é considerado um dos melhores aplicativos da internet para análises de performance e velocidade de sites e blogs. A ferramenta gratuita do Pingdom para análise de velocidade, é extremamente simples de usar, e utiliza um formato bastante idêntico a outras ferramentas do género como o GTmetrix ou o Google Page Speed, oferecendo resultados numa escala de 0 a 100 e também diversas recomendações para você colocar o seu site ainda mais rápido e acessível junto dos buscadores.
pingdom
A página inicial do Pingdom segue o mesmo registo que as outras anteriores. Coloque o seu endereço e clique em “Test Now” para fazer a avaliação do seu site. Tenha em consideração também aquele pequeno botão “Settings” que se encontra por baixo da barra de endereço, onde você pode configurar algumas opções, nomeadamente a partir de qual servidor de hospedagem você deseja correr o teste. Poderá escolher um servidor mais perto da sua localização, por forma a ter resultados mais lógicos e realistas.
pingdom stats
Após correr o relatório do Pingdom, você terá à sua diposição uma diversidade relativamente grande de informações importantes que o podem ajudar a tomar melhores decisões e a tornar o seu site mais rápido. No topo, existe um valor de 0 a 100 que mede a performance do seu site, bem como o número de pedidos que o seu site teve de fazer para carregar completamente, o tempo de carregamento médio e o tamanho do documento da sua homepage. Estes resultados são bastante idênticos aos conseguidos em outros aplicativos que aqui já falámos, excepto o tempo de carregamento, que no Pingdom conseguimos um valor bastante mais baixo.
Por baixo dessa primeira caixa, existem diferentes separadores de informação que recomendamos que acompanhe. Eles contêm informações importantes acerca das suas páginas, quais as páginas mais lentas a carregar, quais os ficheiros mais pesados do seu site/blog, e ainda um histórico da performance do seu blog ao longo do tempo, que o poderá ajudar a perceber mais fielmente como estão correndo as atualizações e alterações que você está realizando.
Agora que já sabe trabalhar com o Pingdom, porque não experimentá-lo?

7. ALEXA

O Alexa não é bem um medidor de performance como os aplicativos que vimos anteriormente, mas pode ajudá-lo a perceber se o seu site está a evoluir e em crescimento. Embora tenha métricas um pouco diferentes dos aplicativos anteriores, o Alexa pode ser um medidor interessante através do seu ranking global, que basicamente é um valor que está constantemente em atualização, e quanto menor for esse valor, mais forte o seu site/blog está aos olhos dos motores de busca e dos seus usuários. Além disso, o Alexa tem também rankings internos por país, que lhe permitem perceber se você está caminhando na direcção certa ou não, a fim de melhorar seus posicionamentos locais em diferentes países.
alexa
A homepage do Alexa parte do mesmo princípio de todos os outros aplicativos que já vimos. Coloque o endereço do seu site ou blog e pressione a tecla verde para ele iniciar o relatório acerca do seu site.
alexa stats
Abrindo o relatório sobre o seu site, existem algumas informações interessantes, que embora a grande maioria dos blogueiros e webmasters diga que não têm interesse, a verdade é que praticamente todos eles as consultam. O Alexa Traffic Rank é um valor global, para o mundo todo, que significa a posição em que o seu site se encontra, ou seja, a Escola Dinheiro está na posição 16,361 em todo o mundo, e 476 no Brasil, o tal rankeamento interno por país de que falámos anteriormente. Isto dá-nos uma ideia sobre se o site está a evoluir ou não, o que podemos comparar facilmente olhando para o Google Analytics também.
O facto de estarmos no TOP500 do Brasil, é algo bastante interessante e motivador, e que provavelmente não fará continuar a trabalhar para melhorar esses resultados e conseguir melhores posicionamentos. Embora este aplicativo não sirva para muito mais além disto, incluindo também os gráficos de tráfego ao longo dos últimos meses, as análises de pesquisas e audiência, etc., é uma ferramenta bastante interessante para percebermos se estamos a evoluir e a ganhar posições no ranking, independentemente de ele servir ou não para alguma coisa.
Agora que já sabe trabalhar com o Alexa, porque não experimentá-lo?

8. GALERIA DE BLOGS

Por último temos o nosso Diretório de Blogs neste top de aplicativos online, pela simples razão de ser um diretório que inclui dados estatísticos em tempo real de várias destas métricas abordadas ao longo deste artigo, as quais você poderá consultar de forma muito simples na página de perfil do seu blog. Além disso, o nosso Diretório de Blogs tem um algoritmo interno que atribui uma pontuação a cada um dos blogs, gerando automaticamente um ranking de blogs que lhe pode servir como estimulo e motivação para melhorar constantemente o seu blog, as suas métricas e conquistar pontos atrás de pontos, até chegar ao primeiro lugar.
galeria de blogs
Ao inserir o seu blog gratuitamente no nosso Diretório de Blogs, além de estar ganhando backlinks de qualidade e tráfego através da plataforma, você tem também disponível uma página de perfil para o seu blog, que inclui dados estatísticos relevantes, nomeadamente o Rank Alexa, o PageRank, o valor de backlinks do SEOmoz, o seu número de seguidores no Twitter e fãs no Facebook e ainda o seu número de subscritores de RSS Feed. Isso tudo junto, dá-lhe uma pontuação, que posteriormente o coloca no Top 100 dos melhores blogs, ou, no top 10 dos melhores da sua categoria.
Se pretende manter-se constantemente atualizado face a este tipo de métricas, a Galeria de Blogs inclui um sistema bem interessante que lhe permite puxar todos estes dados de forma bastante simples, atualizá-los a qualquer momento e em tempo real, entre outras coisas que explicámos nos artigos Bem-Vindo à nova Galeria de Blogs e Novas funcionalidades da Galeria de Blogs.

E VOCÊ, USA ALGUM DESTES APLICATIVOS?

Utiliza algum destes aplicativos para analisar aspectos internos e externos aos seus sites e blogs? Desconhecia algum dos aplicativos que indicámos? Deixe o seu comentário e participe com as suas ideias!
Até Já!
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