quarta-feira, 27 de julho de 2011

museu da língua Portuguesa - SP


 

       
26/11/2010
O que se revela quando se diz...
A língua, na maioria das vezes, oferece-nos várias possibilidades para dizer praticamente as mesmas coisas. Escolher a forma mais adequada para cada situação, cotejar usos, comparar registros, sempre tendo em mente a riqueza dos processos de variação linguística, é (ou deveria ser) preocupação de todos os falantes, sob o risco de a intercompreensão e a eficiência de comunicação se perderem.
Autor: Eduardo Calbucci
13/10/2010
Uma política lingüística para o português
Política costuma ser um tema ligado a partidos, deputados e ministros. No entanto, a lingüística possui sua própria política, bem diferente daquela conhecida em Brasília. Saiba a definição exata de ‘política lingüística’ no texto de Ataliba Teixeira de Castilho.
Autor: Ataliba T. de Castilho
13/08/2010
Lendas do Folclore Brasileiro
 As lendas amazônicas se originam, em sua maioria, da cultura indígena, tendo em vista que, para os índios, todo o universo tem um significado: o sol, a lua, as estrelas, o ar, as águas, as plantas, as aves e todos os animais.
Autor:
14/05/2009
Saber uma língua é separar o certo do errado?
A língua é um organismo vivo que varia conforme o contexto e vai muito além de uma coleção de regras e normas de como falar e escrever.

Autor: Ataliba T. de Castilho
14/05/2009
Refletindo sobre a língua portuguesa
Você acha chato estudar a língua portuguesa? Muitos pensam que o estudo se resume apenas à gramática. Mas não é bem por aí. Descubra como a língua portugesa pode ser interessante no texto de Ataliba de Castilho.

Autor: Ataliba T. de Castilho
14/05/2009
O que se entende por língua e linguagem?
Qualquer ser humano reflete todo dia sobre a própria língua. Mas nem todos se lembram sobre a importância dela. Entenda o significado de língua e linguagem no texto de Ataliba de Castilho.

Autor: Ataliba T. de Castilho
14/05/2009
COMPARANDO O PORTUGUÊS DA AMÉRICA COM O PORTUGUÊS DE PORTUGAL E COM OUTRAS LÍNGUAS
O português teve muitas transformações nas terras brasileiras. A língua mudou não apenas nos aspectos fonético-fonológicos e lexicais, mas também nos sintáticos.
Entenda melhor essas diferenças no texto de Mary Kato.

Autor: MARY A. KATO
14/05/2009
COMO SE ESTRUTUROU A LÍNGUA PORTUGUESA?
Perspectiva histórica da fonologia e da morfologia da língua portuguesa.

A língua portuguesa mudou muito durante seus séculos de existência tanto na fonologia quanto na morfologia. Entenda como se estruturou o português no texto de Rosa Virgínia Mattos e Silva.

Autor: Rosa Virgínia Mattos e Silva
14/05/2009
Como, onde e quando nasceu a língua portuguesa?
No texto “Como as línguas nascem e morrem”, você viu que as línguas pertencem a famílias, sendo que o Português faz parte da família das línguas românicas, que por sua vez descendem do Latim, que por sua vez descende do Indoeuropeu. Ótimo, já temos uma árvore genealógica!

Autor: Ataliba T. de Castilho
14/05/2009
Como as línguas nascem e morrem? O que são famílias lingüísticas?
As línguas não são eternas. Pelo contrário, elas morrem enquanto outras nascem e se multiplicam. Mas será que todas as línguas possuem a mesma origem? Descubra no texto de Ataliba de Castilho.

Autor: Ataliba T. de Castilho
página  de 2        


Museu da Língua Portuguesa
Estação da Luz
Praça da Luz, s/nº
Centro - São Paulo - SP
(11) 3326-0775
museu@museulp.org.br
 



 
 



Um comentário:

  1. Definitivamente, o Museu da língua Portiuguesa é um lugar que preciso visitar. Urgentemente!

    ResponderExcluir